Níger

Níger é um país da África ocidental. Niamey é a capital e a maior cidade de Níger.

Sua região norte, que cobre mais da metade da área do país, encontra-se dentro do Saara. É uma região de planaltos e montanhas e, exceto nos oásis espalhados, tem pouca vegetação. Lá está o Monts Bagzane (2.022 m), a maior elevação no país.

A região central do Níger, conhecida como o Sahel, é semi-árida com pouca vegetação.

A zona sul é uma área fértil, de floresta que se beneficia de chuvas ocasionais e, no sudoeste, existem inundações periódicas do Rio Níger. No sudeste, o país faz fronteira com um dos maiores lagos do continente, o raso lago Chade.

Durante a Idade Média a região do Níger estava na rota de caravanas que vinham do norte da África. Os franceses ocuparam o país por volta de 1890. Em 1958, foi proclamada uma república autônoma da Comunidade Francesa. Níger tornou-se totalmente independente em 1960.

 

 

◄ Países da África

 

Copyright © Guia Geográfico - País Africano.

 

Oeste Africa mapa

 

O clima de Níger é quente e, na maioria das áreas, seco. No norte as chuvas são insignificantes e, no sul, a precipitação chega a 813 milímetros por ano. A estação das chuvas vai de junho a outubro. A temperatura média anual em Niamey, no sudeste, é de 29°C.

A parte norte do Níger tem pouca vegetação. No sul existem extensas savanas e, nas terras baixas, conta-se com uma variedade de árvores, incluindo baobá, tamarindo, kepok e uma espécie de mogno. A vida animal inclui elefante, búfalo, antílope, girafa, leão e outros.

Mais: Mapa de Níger

 

Africanas

 

Mulheres de Níger.

 

 

Países da Africa

 

Países da África

 

 

 

 

 

M. McGahuey